terça-feira, 14 de maio de 2013

ONU sugere comer insetos pra reduzir a fome no mundo

Assim começou a reportagem no dia 13-05-13 no Jornal Nacional:"Segundo a FAO, o órgão da ONU para a alimentação, os insetos poderão ser a resposta para o futuro na luta contra a fome, porque representam uma fonte muito importante de comida nutriente."
Assistam ao vídeo e deixe um comentário sobre o que você pensa sobre a atitude da ONU.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

O clima - 6º Ano

Vimos em nossos estudos que o tempo atmosférico varia, pois está sujeito a diversos fatores dinâmicos como: a variação da radiação solar, o deslocamento de massas de ar de diferentes características, a circulação atmosférica, entre outros fatores.
No caso e Vitória, no Espírito Santo, a mudança repentina no tempo atmosférico, foi devido à chegada de uma frente fria.
" Nem ciclone, nem furacão. Forte ventania foi provocada por chegada de  frente fria no ES." título da reportagem da Folha de Vitória em 06/05/13.
A ventania assustou os moradores, destruiu casas e telhados, recebeu crítica nas redes sociais e deixou a população no escuro, pois houve problemas com a rede de energia na cidade.

Veja um dos vídeos gravados no momento do vendaval.


Vídeo de Willis Faria

Gabarito das atividades dos Percursos 9 e 10 - Páginas 90 e 91 - 7º Ano

Questões

1. Crescimento urbano
2. D
3. Respostas das lacunas: 27% de população rural no Nordeste, 89% de população urbana no Centro-Oeste. No eixo horizontal, a primeira região sem nome é a Sudeste e a segunda, Sul.
a) Centro-Oeste, com 89% da população.
b) Região Sudeste.Megalópole é uma aglomeração urbana formada por cidades de diversos tamanhos, incluindo metrópoles conurbadas.
4. a) De 1500 a 1822 a urbanização ocorreu inicialmente no litoral, em função da exploração da cana-de-açúcar, e se interiorizou, com a mineração, em Minas Gerais e Goiás, e com a exploração das drogas do sertão, na Bacia Amazônica e no Golfão Maranhense.
b) O acúmulo de ganhos com o cultivo do café possibilitou o investimento em indústrias que atraíram populações de várias partes do país para as cidades da Região Sudeste, principalmente durante as décadas de 1950 e 1960.
5. a) São Paulo, com aproximadamente 20 milhões de habitantes, e Rio de Janeiro, com cerca de 10 milhões de habitantes. É possível saber essas populações pelo tamanho dos círculos e suas referências na legenda.
b) A Região Metropolitana do rio de Janeiro com 76,6% da população total do estado.
c) A Região Metropolitana de Porto Alegre, que concentra de 30,1% a 50% da população do rio Grande do Sul.
6. a) Comodoro, cidade pequena; Boa Vista, cidade média; Florianópolis, cidades pequenas possuem até 50 mil habitantes, as médias, de 50 mil a 300 mil habitantes, e as grandes, mais de 300 mil.
b) Quanto maior a cidade, maior e mais variada deve ser a oferta de bens e serviços.
7. Resposta pessoal.