terça-feira, 30 de agosto de 2011

Região Sul

A região Sul do Brasil é composta pelos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Apresenta grande diversidade cultural, as maiores influências culturais são dos imigrantes europeus. 


Rio Grande do Sul 
Os gaúchos dos pampas, ou das cidades, formam um povo alegre e rico em tradições. Grande parte dos seus aspectos culturais é oriunda dos imigrantes alemães, que habitaram a região por volta de 1824. Os italianos, espanhóis e portugueses também contribuíram para a riqueza cultural desse Estado.

O gaúcho, que não dispensa a bombacha, o lenço e o poncho, aprecia o chimarrão e o churrasco.
Grande parte das danças gaúchas é de origem portuguesa, se destaca também as danças espanholas, como a tirana e o anu. 

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes, de origem portuguesa, é realizada em Porto Alegre no dia 2 de fevereiro, no rio Guaíba, onde centenas de barcos e milhares de fiéis devotos participam da procissão fluvial. É também chamada pelo povo de festa das Melancias. 
Algumas cidades do Sul ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). 

Paraná 
Os migrantes chegaram a partir de 1850: alemães, italianos, poloneses, ucranianos, holandeses, etc. Eles influenciaram fortemente a cultura da região. Além dos colonizadores portugueses, que deixaram sua marca nos usos e costumes e no linguajar cantado dos paranaenses. 

No Paraná, a culinária inclui o barreado, um cozido de carne. É um prato caboclo típico do litoral. Ele é preparado com carne bovina, toucinho e temperos colocados em uma panela de barro. Ela é enterrada e acende-se por cima uma fogueira. Após 12 horas de cozimento, a iguaria está pronta
Santa Catarina 
Os colonos imigrantes chegaram a partir do século XIX. No entanto, mais tarde o Estado recebeu grande influência dos colonos italianos e alemães. 

Nesta região do Brasil há uma grande quantidade de casas com arquitetura tipicamente europeia. 

Os imigrantes se adaptaram facilmente ao clima subtropical da região e muito contribuíram na cultura vinhateira, na triticultura (cultura com trigo), linho, algodão, cânhamo e mandioca. 

Alguns eventos culturais são marcantes, e mobilizam várias pessoas. O boi-de-mamão, por exemplo, vai do Natal ao Carnaval. Começa com as prendas e pedidos de ajuda e termina com a morte e ressurreição do boi. 

A dança de fitas é uma tradição milenar. É uma dança ariana antiquíssima. É feito um pau de fita, cujo mastro é sustentado no centro da dança por um menino. Da ponta do mastro saem pares de fita. Executam as figurações segurando a ponta das suas fitas, dançando, traçando as fitas em torno do mastro central.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

REGIÃO SUDESTE

Caros alunos, estamos finalizando nossos estudos sobre a Região Sudeste. Deixem comentários retratando o que aprenderam sobre a nossa região. Beijos .....

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Região Sudeste

Pessoal, estaremos estudando nesse mês de agosto sobre a Região Sudeste. Para aprimorar mais seu conhecimento darei dicas do site da SOS Mata Atlântica www.sosmatatlantica.org.br, e de livros que trazem temas dos quais vamos retratar durante as aulas.

Sua majestade, o café - Vera Vilhena de Toledo e Cândida Vilares- Editora Moderna

As autoras analisam a trajetória do chamado " ouro verde" desde a sua chegada ao Brasil, no século XVIII, até os dias atuais.

As ferrovias no Brasil: nos cartões postais e álbuns de lembranças- Carlos Cornejo e João Emílio Gerodetti-Editora Solaris

O livro promove um verdadeiro passeio no tempo e no espaço dos locais retratados em cartões-postais produzidos, em sua maioria, no início do século XX.

Sudeste - o centro econômico- Paulo Roberto Moraes, Carlos Fioravante - Editora Harbra

O livro apresenta imagens e textos integrados que oferecem uma abordagem da Região Sudeste no que se refere à realidade social e à transformação do ambiente do centro econômico brasileiro.

Aproveitem as dicas e enriqueçam seu conhecimento!
Abraços

Região Sudeste




A Região Sudeste se destaca perante as demais por concentrar grande parte da riqueza do país.
A diversidade de elementos naturais caracteriza o Sudeste como uma região de paisagens variadas.
A exploração do ouro deu início à ocupação da Região Sudeste, intensifica, mais tarde pelo desenvolvimento da cafeicultura.
A organização do espaço do Sudeste é caracterizada pela grande concentração econômica e pelo elevado grau de urbanização.
O sudeste é a região mais industrializada do país e conta com uma agropecuária moderna, mas o setor terciário é o responsável pela maior parte da geração de renda.

Desde o início da colonização de Brasil, os portugueses, sabendo das riquezas minerais descobertas na parte da América pertencente aos espanhóis (México e Peru), tentavam a todo o custo descobri-las em nosso território.

Com a descoberta do ouro, no final do século XVII (1690), no atual estado de Minas Gerais, na região das cidades de Sabará, Mariana e Ouro Preto, surgiu para Portugal uma nova fonte de renda muitas vezes superior ao açúcar, que entrava em decadência.

A partir dessa época, como decorrência da corrida do ouro, o espaço do Sudeste começou a ser ocupado e organizado.
Depois veio o café, que deu impulso à industrialização no país.

Desde o século XVIII, em decorrência de suas atividades econômicas, a região Sudeste não parou de receber contingentes populacionais vindos de outras regiões e de fora do país.

A mineração foi a atividade que deu início ao processo de atração populacional, sendo seguida pelo cultivo do café (até a década de 30 deste século). Por último, a atividade industrial (a partir de 1950), juntamente com outras atividades ligadas a ela, gerou muitos empregos, atraindo grandes contingentes de migrantes das mais variadas regiões, principalmente do Nordeste.

A região Sudeste abriga mais de 40% do total da população do país, sendo a mais populosa e também a mais densamente povoada (cerca de 70 hab./km2) das regiões brasileiras.

Essa elevada concentração de habitantes deve-se não apenas ao recebimento de migrantes, mas também ao crescimento vegetativo da população da região.

A maior parte do relevo da Região Sudeste encontra-se acima de 500 metros de altitude. Esse fato, associado à localização, explica a predominância do clima tropical de altitude em grande parte do território.
A Região Sudeste é abrangida pelas bacias hidrográficas do Rio Paraná, do Rio São Francisco e pelas bacias do Leste e do Sul-Sudeste.

A associação dessa rede hidrográfica com o relevo planáltico do Sudeste fornece grande potencial hidrelétrico à região.



Escreva como comentário o que mais foi trabalhado em sala e não foi postado ou algum outro fator que vocês julguem necessário que seja retratado no blog.
Abraços....